quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A Quebra de Paradigmas



Para qualquer um que me conhece pessoalmente ou parcialmente. Saberá que sou uma coisa que nem eu mesmo entendo. ^^
Eu consigo perceber, que para cada situação ao qual pessoas vem a me conhecer, elas tendem a formular ideias e conceitos a respeito de mim.
Mas creio que não é só comigo, mas com quase todo mundo. Sempre quando ouvimos falar de alguém, seus talentos, suas falhas, seus trabalhos, suas inseguranças. Nossa mente traça uma perspectiva e expectativa. De forma que idealizamos como essa pessoa deve ser. Ou seja, criamos uma imagem irreal da mistura do que ouvimos, com o que queremos que seja. E assim nascem os 'Santos' e os 'Demônios'. 

Quem nunca se frustrou com uma pessoa que você imaginava ser uma coisa, mas na realidade, não era bem o que você pensava?! Bom, a culpa é exclusivamente sua - há exceções  - que criou essa expectativa que nunca poderia ser correspondida da maneira como você. E com isso, já quero deixar bem claro, quem não vivo para satisfazer a expectativa de ninguém. Se o que vivo, não é o que realmente sou, então só estarei tentando preservar uma imagem para satisfazer a necessidade de pessoas que esperam que eu seja a 'idealização' do que elas acham que é o melhor, mas que nem elas mesmas são ou desejam ser.

Não estou dizendo que vou sair por aí quebrando todos os paradigmas só para mostrar que sou diferente. Só estou dizendo, que serei eu mesmo. Se tem algo que eu acredito que de alguma maneira pode abalar a fé de alguém, não irei sair gritando aos quatro ventos. Será suficiente para mim crer, e se alguém perguntar minha opinião ou posicionamento, irei dar sem problema nenhum.
Não sou o modelo Assembleiano, até por que Deus não me chamou para ser Assembleiano. Deus me chamou para ser Igreja, e me colocou na Denominação Assembleia. E dela só saio quando Deus me direcionar, ou quando o Evangelho for trocado por qualquer outra coisa. Fora isso, não vão ser discordâncias de coisas bestas tais como: usos e costumes, dizimo, formação eclesial, sistema de Pastoreamento, discordância teológicas que não interferem em nada em minha comunhão e salvação, problemas pessoais com lideranças ou membros e etc.(Que para mim são coisas bestas!) Que vão me fazer sair da Denominação Assembleia de Deus, pois, se é Deus que rege a minha vida. Não é Ele também que tem de me direcionar?

Isso não significa que concordo com tudo que a Assembleia acredita. Minha opinião e modo Cristã de seguir a vida me permiti pensar, concordar e discordar! Ponto!

Sobre mulheres não poderem usar calça?
Penso que o tempo que isso era valido - entenda bem! Disse valido! E não certo - já passou. Estamos no Séc. XXI. A Bíblia não diz qual a roupa que devemos vestir, nem homens e nem mulheres. Mas sim dá um padrão ético e moral (1 Tm 2:9).
Quem foi que deu a brilhante ideia de que uma saia é melhor do que uma calça ou vice-versa? Se está dentro de um padrão de honestidade, modéstia e pudor? Agora, fica a questão. Todas as coisas são puras para os puros. Para mim o irmão que quer ver coisas erradas em tudo que vê, mas não é precedido de obras de justiça de Deus, mas sim de obras de Justiça para mostrar a homens, não passa de um fariseu impura que não tem parte no Reino de Deus (Tt 1:15-16 ; Mt 5:20). Agora fulano e ciclano me vem com um versículo lá do antigo testamento falando sobre traje de homem e traje de mulher, ignorando contexto cultural, historia da sociedade, e etc. Me polpe né?!
Não tenho problema nenhum com mulheres que usam ou deixam de usar saia. Se a irmã se sente em paz com Deus, se acha que assim é melhor e etc. Quem sou para dizer alguma coisa?
Agora, fazer disso uma regra, condenar qualquer pessoa que fuja da minha forma de viver meu relacionamento com Deus, isso já é demais.
Sou contra os condenadores de plantão.
Usar brincos, cordões, e roupas da moda?
Voltamos ao mesmo padrão Bíblico. Não são poucos os exemplos Bíblicos de pessoas que usavam jóias, roupas finas, cordões, e por 'incrença que parivél'.. brincos!
O verso mais usado por aqueles que condenam, adivinha qual é??? Também do Antigo Testamento! Isaías 3:16-24.
Analisando só esse trecho, sem levar em conta o restante do contexto. Responda-me, o que está sendo condenado? As roupas, enfeites, brincos, anéis, bolsas, festas? Ou a altivez, arrogância, orgulho?
Independente da forma como você interpretar, isso não se tornará absoluto!
Se você quer seguir ao pé da letra tudo que está escrito na Palavra, ignorando seu devido contexto e interpretação. Condene todas as irmão que usam tranças!(1 Tm 2:9)
Prefiro ficar com o conselho de Paulo.
"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova." (Rm 14:22)
Pircing, Tatuagens e Vinho?
Sinto nesse exato momento que vou entrar em grandes apuros. kkkkkkkk
Mas vamos lá né...
Eu, nem você, nem ninguém. Tem respaldo no novo testamento para condenar os dois primeiros. Você pode fazer uma 'interpretação devocional' e não aplicar na sua vida. Mas condenar como pecado, é algo improvável. O simples fato de fazer uma tatuagem, ou colocar um brinco não irá me condenar ao inferno. A pergunta é: Isso convém?
Mas não estou aqui para puxar a sardinha para nenhum lado, só estou dizendo que não temos como condenar ninguém ao inferno, ou simplesmente qualificar como pecado o simples fator de ter ou fazer. Ponto final! Sem por menores.
Antes de alguém querer falar sobre Lv 19:28 para condenar algo, por favor, reveja bem o contexto para evitar constrangimentos.
Vinho é outro ponto. O que é condenado? O beber, ou a forma e a motivação de beber? Por que agimos como se isso fosse um pecado mortal que nunca foi cometido pelos discípulos e apóstolos?
Quando a igreja de corinto se reunia para a Santa Ceia, ao qual realmente além do sacramento, era uma Ceia de verdade, você acha que eles estavam se embriagando com suco de uva? Quando Paulo recomenda que Timoteo tome vinho por causa de sua gastrite, será que era 'Tang', ou até mesmo quando Jesus transforma Água em Vinho, o mestre-sala toma 'Vinho Fresco'?
A Palavra mais usada é a palavra 'Oinos' que pode ser tanto para o vinho em sua primeira fase de fermentação, e também quando já esta fermentado, mas não se refere ao suco.
E que fique bem claro que não estou tentando fazer apologia a nada, nem ao que pratica, e nem ao que não pratica. Só estou tentando mostrar que muito além do que nosso mentalidade, e expectativas. Volto a afirmar, prefiro ficar com o conselho de Paulo.
"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova." (Rm 14:22)

Por isso, quero tirar meu corpo fora agora. Hehehe.
Isso tudo são paradigmas, e ainda tem muito mais de onde vieram esses. Engana-se aquele que pensa que os paradigmas são feitos para serem quebrados. Nem todos eles podem ser quebrados em você, pois a quebra de alguns deles pode comprometer profundamente sua Identidade. Não é por que escrevi sobre essas coisas, que significa que as pratico. Muito pelo contrario. Só não condeno e não mando ninguém para o inferno por causa disso.
Então antes de me crucificar, só aceitem o fato de que todos tem o direito de ter opinião e pensar.

Já ensinei, preguei e acreditei em muitas coisas que eram erradas e até heresias. Mas de todas essas coisas, sou muito homem para admitir e me redimir de minhas falhas. Não preciso sustentar uma mentira pelo resto da vida só por que em determinado momento da minha vida acreditei que fosse verdade. Podes ter certeza que se meus olhos continuarem a serem abertos para as Verdades do Evangelho e me convencer de que há coisas que escrevi, preguei e acreditei que não condizem com a Verdade que liberta, serei o primeiro a 'despregar'. Hehehe
Tudo que escrevi está sujeito a falhas tanto de expressão como de interpretação. E não tenho como verdade absoluta em minha vida. Pois a única verdade que tenho por Absoluta é a que se encontra em Cristo, sua Obra, suas Atitudes e Seus ensinamentos.
Espero não ter trazido mais confusão ao que já era confuso. ^^
Dedicado aos meu irmãos Assembleianos.

Que a Paz esteja com vocês.
 
 
Por: Ismael Batista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário